Coimbra é detentora de uma vasta e única riqueza patrimonial, ao longo de mais de dois Milénios. Foi berço de Romanos, Árabes e de Reis. Coimbra foi escolhida por D. Afonso Henriques, em 1131, para ser a Capital do Condado Portucalense. Aqui temos o gosto de nos transportar no tempo para uma cidade romana, que na actualidade é um museu, pelas esculturas e pinturas ao longo dos Séculos. Convido-vos, a deixar embalar pelo Fado de Coimbra e pelas serenatas dos nossos estudantes. Por estes motivos a cidade de Coimbra é considerada nos dias de hoje, um centro multicultural.
é a mais antiga universidade de língua portuguesa e uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290, pelo rei D. Dinis, tendo então o nome de Estudos Gerais. Esta é definitivamente estabelecida em Coimbra em 1537, durante o reinado de D. João III, instalando-se no atual Paço das Escolas em 1544. Com mais de 730 anos de história, a Universidade de Coimbra é uma instituição incontornável na história de Portugal e de todo o Mundo. Foi considerada Património Mundial da UNESCO em Junho de 2013, devido ao seu património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial.
foi construído sobre o criptopórtico do fórum da cidade de Æminium. Este espaço constitui a mais importante e significativa obra romana, datada do século I, em território nacional. O espaço abriu ao público em 11 de outubro de 1913, ocupando os edifícios que, outrora entre o século XII ao século XVIII, se foram construindo para residência episcopal, mas em meados do séc. XX adaptou-se à função museológica. O nome, Machado de Castro deve a sua designação a um cidadão conimbricense que foi escultor régio nos reinados de D. José, D. Maria I e D. João VI e o mais notável representante da escultura portuguesa do século XVIII. Este, a partir de 7 de Julho de 2019, passou a integrar a área classificada pela UNESCO como Património Mundial do Bem Universidade de Coimbra - Alta e Sofia. Aqui a experiência de viajar pelas passagens subterrâneas e imaginar como os romanos aqui viviam e comercializavam são uma experiência únicas e inesquecível.
é de origem medieval e está integrada na antiga muralha da Cidade de Coimbra, da qual ainda conserva o caminho de ronda. É na época manuelina que é adaptada a residência. Mas ao longo dos tempos sofreu alterações arquitectónicas. Nos finais do seculo XIX foi residência de António Nobre. Atualmente, esta Torre acolhe o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra que integra o Museu Municipal de Coimbra. Nesta Torre podemos admirar a guitarra de Carlos Paredes que foi doada ao Núcleo e a letra manuscrita de uma canção de Zeca Afonso.