A herança judaica sefardita existente em Portugal deixou marcas profundas e decisivas para o desenvolvimento do país ao longo dos tempos. Nos últimos anos, a cidade de Coimbra tem vivido momentos muito importantes no campo do património judaico. Aqui, eram protegidos pelos monarcas portugueses, que, apesar de professarem uma religião diferente, os judeus gozavam de liberdade de culto e de instrução. Na actualidade podemos ver e usufruir de alguns espaços ainda existentes e que tem muitas características e influências judaicas. Venha conhecê-las connosco!
é a mais antiga universidade de língua portuguesa e uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290, pelo rei D. Dinis, tendo então o nome de Estudos Gerais. Esta é definitivamente estabelecida em Coimbra em 1537, durante o reinado de D. João III, instalando-se no atual Paço das Escolas em 1544. Com mais de 730 anos de história, a Universidade de Coimbra é uma instituição incontornável na história de Portugal e de todo o Mundo. Foi considerada Património Mundial da UNESCO em Junho de 2013, devido ao seu património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial.
um banho judaico medieval em excelente estado de conservação. Confirmando, não só a proximidade à Sinagoga, que provavelmente terá existido na Cidade de Coimbra.
no Pátio da Inquisição (recorde-se que o Tribunal do Santo Ofício esteve instalado na cidade entre 1566 e 1821, no entanto este tribunal começou a sua atividade em Coimbra em 1541). Estes espaços eram antes ocupados pelos colégios de São Miguel, de Todos os Santos e das Artes.